terça-feira, 20 de abril de 2010

Straight e Cross

Em postagens aqui no blog ou em descrições dos cachimbos à venda, freqüentemente me refiro às características do briar, como sendo Straight Grain ou Cross Grain.

Acredito que sejam termos já bem comuns para a maioria dos cachimbeiros, mas para demonstrar melhor estas diferenças, nada como algumas imagens (além de ser uma boa desculpa para mostrar mais dois belos cachimbos...).

Este é um Castello Chubby Billiard, com um briar particular, no caso, trata-se do Cross Grain. Como se vê, nesse tipo de uso da madeira, os veios são trabalhados numa orientação lateral do cachimbo, com o fim de destacar, principalmente, os bird eyes.


Nesse caso, também foi possível destacar os veios na linha transversal, de modo que tanto a parte de baixo quanto a de cima do cachimbo contam com riscas bem detalhadas e retas. Isso nem sempre ocorre.


No segundo cachimbo, também um Castello Chubby Billiard, temos o Straight Grain, onde os veios seguem retos da base para o topo do fornilho, em todo o seu redor. No topo, os Bird Eyes aparecem, arrematando o grain. Para aproveitar e valorizar ainda mais o cachimbo, o artesão pode arrematar o topo com paredes bem largas, multiplicando os Bird Eyes à mostra.


Clique nas imagens para ver em tamanho maior.

Um comentário:

Unknown disse...

Válida a explicação. Eu sou um dos que descobriram recentemente o significado desses termos. Realmente são belos cachimbos.