sexta-feira, 9 de abril de 2010

Formatos e estilos: O Bent



"Cachimbos Bent eram muito populares no século 19 e início do século 20, porém, de 1919 a 1940 sua popularidade foi diminuindo. Entre os anos 50 e 60 ensaiou um retorno, e finalmente, nos dias atuais, são tão populares quanto eram há cem anos atrás.


Semi-inclinações nestes cachimbos também são populares, os famosos semi-curvos.


Nos Bents, revelam-se todas as formas básicas existentes. Unido ao Billiard temos o Full Bent, por exemplo. Podem ocorrer variações dependendo do tamanho e do fabricante, mas basicamente são todos Full Bent.


Aqueles com o cabo grosso são ocasionalmente chamados de Hunters. Apple Bents são bastante comuns, e os Bent Pots são feitos apenas por alguns fabricantes. O Bent Prince é encontrado em uma série de coleções e adquiriu um caráter próprio, e por vezes é encontrado com o cabo ovalado.


O Bent Dublin é um cachimbo muito apreciado e tornou-se muito popular, pois pode ser encontrado na maioria das coleções dos fabricantes, às vezes com cabo em forma de losango. 


Outro tipo notável de Bent, um dos preferidos por mais de cem anos, é o Hungarian Bent, que tem lados paralelos (como um pote alto) e também é conhecido como Oom Paul, em homenagem a Paul Charger, o líder Sul Africano da Guerra dos Bôeres, que preferia este formato. 


O Bent Bulldog adquiriu seu próprio nome, o Rhodezian, que é feito com um cabo redondo, e também pode ser encontrado em versões com cabo Diamante, ou seja quadrado. Na Europa continental, o Rhodesian é muitas vezes chamado de Sports Pipe. 


Os Bent Bullcaps são geralmente maiores que os Straights (retos), mas são mais freqüentes entre os modelos feitos manualmente, por artesãos. 


Por fim, existe o Bent que  possui o formato dos Calabashs, copiando o design deste, que usa Cabaça Africana com o fornilho em meerschaum no topo."

Fonte: Le Pipe

Nenhum comentário: