sexta-feira, 2 de abril de 2010

A beleza do corte Flake

Tabacos flake exigem um grau a mais na habilidade do cachimbeiro, devido às técnicas necessárias para o correto preenchimento do fornilho.

O flake também possui uma característica particular, a queima mais lenta que os tabacos cortados nos demais formatos. Mas há ainda uma outra, perceptível pelas fotos abaixo: A beleza.

Numa analogia com o briar, é praticamente um tabaco com grain e bird eyes. Que atire o primeiro cachimbo aquele que não concordar.

Mais fotos na continuação. (Clique nas fotos para ampliar.)







10 comentários:

Marcelo Passamai disse...

Comprei essa semana, por coincidência, um fumo Finamore Klake. Muito bom! Alguém sabe onde comprar com falcilidade, principalmente no Sul do País esse tipo de fumo?

mdrabecki disse...

Olá Marcelo,
Infelizmente no Brasil não temos um tabaco que se possa chamar realmente de flake.
Existem alguns finamores que sofrem um processo de prensagem, mas não sofrem o envelhecimento necessário para se tornarem bons tabacos flake, geralmente tem uma carga de nicotina alta, e nenhum sabor.
Mas veja, não quero desestimulá-lo, se o tabaco lhe satisfaz, excelente.
Boas cachimbadas.

Anônimo disse...

No Brasil, infelizmente somente encontrei - corrijam-me se errado - o davidoff flake medalions,na lata, rótulo vermelho, de excepcional qualidade...

mdrabecki disse...

Caro confrade, o Davidoff Flake Medallions é um dos melhores flakes que já provei. Bem recomendado.

Vasco disse...

Perdoem-me o preciosismo, mas os medalions, slices ou coins têm uma origem diferente dos flakes.
Os flakes são cortados a partir de plugs (basicamente blocos bastante densos submetidos a uma prensagem muito intensa) enquanto que os medalions, slices ou coins são cortados a partir de twists, basicamente longas cordas de tabaco trançado.
A grande diferença é que enquanto que o flake é relativamente homogéneo um medalion tem normalmente duas áreas distintas, o tabaco do centro é diferente do tabaco das beiras criando um contraponto muito interessante que não existe nos flakes.
Vai ser lançado no inicio do ano pelo GL Pease um plug que é o primeiro a usar esta técnica, a zona central é feita de VAs Red e Bright enquanto que o topo e a base é Kentucky, devem poder cortar-se daí uns flakes muito interessantes. Este plug vai chamar-se Jack Knife plug.

mdrabecki disse...

Caro confrade Vasco, obrigado pela sua importante contribuição ao post.
Realmente essa distinção entre os tabacos é importante, mas concordo em parte.
Veja que nesta postagem foram mostrados somente os flakes genuínos e os medallions (Luxury Bullsye Flake e Flake Medallions), não os coins e twists, que tem origem nos tabacos ropes (cordas).
Pois bem, os medallions tem uma origem diferente destes cortados de cordas, pois são processados em máquina, a partir de uma folha de flake, com a inserção de um miolo de cavendish (no caso do Luxury Bullseye Flake) como se pode ver neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=GHE6W5Duat8
Acho que o uso da palavra flake nos nomes destes tabacos (pelos próprios fabricantes) se deve ao fato de que o modo de fumar acaba sendo o mesmo, dobrando-se o flake ou medalhão para colocar no fornilho.
Abraço.

hberberian disse...

Comprei um dia desses um Davdidoff Flake Medallions (consequentemente o que estão todos comentando a respeito). Ja o consumi uma vez, porém não estou certo de que a maneira que estou colocando os "discos" no fornilho esteja correta. Talvez algum de vocês doutos no assunto possam me instruir.

Grato!

hberberian disse...

Apenas uma correção. EU quis dizer coincidentemente e nçao consequentemente. Rsrs

Unknown disse...

Bom dia onde encontro no Brasil tabacos importados de boa qualidade como Mac Baren, Davidoff 7 Seas etc??
O Davidoff Flake é um tabaco muito bom mas ainda gosto mais do Danish....
Obrigado andre-v8@hotmail.com

Anônimo disse...

olá meus amigos confrades, tem um novo tabaco genuinamente Brasleiro desde a semente...e que está sendo lançado no mercado em fumo picado e flakes! fermentado e de boa genética de virgínia.
o nome da marca é little witch!talvez não encontrem de primeira porque está sendo lançado.. mas quem está comprando está adorando a qualidade do produto!
abraços!