quarta-feira, 31 de março de 2010

Latakia - I


"O Latakia é resultado de um processo de cura à fogo das folhas, com a queima controlada de de madeira e ervas aromáticas. É o mais conhecido dos tabacos-especiarias, e atualmente é cultivado principalmente no Chipre e norte da Síria. 


Depois que as folhas são colhidas e curadas, são então penduradas em estufas hermeticamente fechadas, e curadas pela ação da fumaça. Através da queima de pequenas fogueiras de carvalho e pinheiro, a estufa fica repleta de fumaça, que vai se depositando nas folhas penduradas.


A história conta que o Latakia foi "descoberto" quando houve excedente de tabaco em uma das safras, e esse excesso foi armazenado em vigas no teto das residências. Tradicionalmente os camponeses usavam madeira e uma pequena parte de esterco de camelo seco para cozinhar e se aquecer no inverno. O tabaco assim curado, pela ação da fumaça, foi então finalmente revelado na primavera seguinte.


O Latakia produz um sabor muito rico e acentuado, cujo aroma possui a caracaterística clara da defumação. É um ingrediente indispensável na formulação de uma mistura inglesa tradicional.


Sua proporção na mistura varia bastante, de uns poucos por cento até 40%, 50% ou até mais. Poucos fumadores de cachimbo apreciam seu uso puro, a 100%, pois tende a ter um paladar áspero, e não porque o Latakia é forte, mas porque sua queima tende a secar mais facilmente a boca e garganta."

Fonte: Le Pipe.

Nenhum comentário: