segunda-feira, 15 de março de 2010

A história da Savinelli - Parte II












"Em 1918, nasceu Achille Jr.. Ainda jovem, Achille iniciou sua especialização em fabricação de cachimbos numa pequena oficina na parte de trás da loja. Enquanto seus pais tenderam para o atendimento aos clientes, ele preferiu o trabalho mais solitário, projetando e inventando cachimbos. Foi desta oficina que o primeiro cachimbo Savinelli genuíno veio à luz. No entanto, a sombra da guerra se aproximava, e quando a II Guerra Mundial eclodiu, Achille Jr. foi obrigado a interromper sua aprendizagem, passando a servir cinco anos de serviço militar.


A decisão de Achille Jr. baseou-se em um fato: os melhores cachimbos à venda na Itália naquela época eram feitos no exterior, enquanto na Itália crescia o briar de melhor qualidade. Este ponto o incomodou tanto que ele decidiu iniciar sua própria produção de cachimbos de alta qualidade, numa época em que todos os outros fabricantes de cachimbo italianos  produziam uma produção em massa de baixa qualidade.
Ele tinha certeza de que tinha a capacidade de produzir um produto de qualidade, e, aliado ao orgulho nacional, teve sucesso. Ele mergulhou no desenvolvimento da empresa e, com a ajuda de seus melhores amigos Amleto Pomés e Mario Vettoruzzo, iniciou o novo negócio, no distrito de Varese no noroeste da Itália. O ano de 1948 viu a abertura da fábrica Savinelli, e os cachimbos produzidos ali rapidamente começaram a ganhar prestígio nos mercados de todo o mundo.


Anteriormente à abertura da fábrica, milhões de cachimbos haviam sido exportados da Itália para o mundo, mas a qualidade destes cachimbos era muito pobre. Como resultado, quando a Savinelli começou a produzir, duvidou-se como um italiano poderia competir com marcas estrangeiras. Entretanto, ele conseguiu fazer um produto luxuoso,  que passou a disputar cabeça a cabeça com os grandes nomes, até mesmo superando a qualidade de produção de seus competidores, ao ponto da Savinelli desde então ter se tornado uma marca de alto padrão para cachimbos em nível global.


Achille Jr. foi capaz de equilibrar a imaginação com bom gosto, obtendo um grau de pureza em sua linha que é um orgulho justificado. E é o espírito que dá a todos os cachimbos Savinelli sua personalidade: um agradável equilíbrio entre forma e função. Sua imaginação e requinte, foram, sem sombra de dúvida, passadas para a Savinelli de hoje. Giancarlo, assumiu do ponto onde Achille Jr. lhe passou, e agora no comando da empresa, trouxe nova carga de energia e idéias para a Savinelli. Bisneto do fundador original, Giancarlo gerencia a delicada tarefa de modernizar a empresa, mantendo suas tradições intactas. Dedicação à qualidade continua sendo a filosofia na Savinelli. A empresa saúda o novo milênio com os braços abertos, mas ainda mantém um pé firmemente plantado em seu rico passado."

Fonte: Le Pipe

Um comentário:

Marco disse...

Realmente são cachimbos de excelente qualidade!Fruto que deu certo, da dedicação de uma família