quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tempos que não voltam mais...


Nos dias de hoje, encontrar uma marca de cachimbos do exterior regularmente representada no Brasil é praticamente impossível, mas nem sempre foi assim, já tivemos ao menos uma marca com fornecimento e representação nacional, o que pude comprovar por um acaso, quando caiu em minhas mãos um interessante manual, ou glossário como consta da capa, da Mastercraft Pipes, uma antiga fábrica americana de cachimbos.

A Mastercraft era representada pela Distribuidora de Charutos Suerdieck Ltda., com sede no Rio de Janeiro. Como se vê pelo nome, o foco da Suerdieck eram os charutos, e a distribuidora devia ser um dos braços menores da Fábrica de Charutos Suerdieck, maior fabricante de charutos brasileira, que por mais de 100 anos produziu charutos em Maragojipe e Cruz das Almas, na Bahia, até encerrar definitivamente suas operações no ano 2000.

Voltando ao cachimbo, a distribuição dos Mastercraft deve ter sido interrompida bem mais cedo, sendo que este manual é da década de 70 ou antes. É difícil precisar até mesmo que fim levou a própria Mastercraft, a despeito de ter sido uma marca de relativa importância à época, chegando a ter como garoto propaganda e sócio o cantor e ator Bing Crosby.

"Bing Crosby says...My Mastercraft Pipe are fresh, cool and Mellow."

O manual é bem interessante por sinal, uma leitura rápida, contendo desde curiosidades históricas do mundo do cachimbo, passando por dicas de como iniciar na arte, até como fazer a manutenção do cachimbo.

Estamos quase nesse pé...

... e quase fumando o cachimbo da guerra também.

Antes de devolvê-lo ao proprietário, fiz questão de digitalizar as páginas, e deixo a disposição de quem quiser lê-lo neste link.

Nenhum comentário: