sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Formatos: O Vulcano

Dentre os modelos listados em uma tabela de formatos (ou shapes) clássicos de cachimbos, um muito curioso e também muito bonito, é o chamado Vulcano, ou Volcano. Até onde tenho conhecimento, também é o único inspirado no que se pode chamar de acidente geográfico.

As vezes discreto, outras vezes chamativo, é raro achar alguém que não o admire. É um dos formatos preferidos pelos artesãos, pois permite destacar tanto as características do briar (bird eyes e o grain) como o design. Dependendo da habilidade do artesão, podem sair verdadeiras obras de arte, como o modelo abaixo, do artesão alemão Frank Axmacher.Gosto muito do modelo acima pois ele realmente puxa para o design de um vulcão, com sua base alargada, e uma curva suave até a borda do topo do fornilho. O acabamento Sandblast não poderia ser mais apropriado, pois transmite com fidelidade o relevo do que se pretende representar.

Um modelo com acabamento liso também cai muito bem, como este, de Kent Rasmussen:

Porém, um cachimbo deste nível é para poucos. Seu valor pode inclusive ser muito superior a uma coleção de bons cachimbos, e isso se justifica, pois além do tempo gasto na criação da peça, um briar de qualidade excepcional é necessário.

Isso exige que o artesão selecione a dedo os blocos diretamente junto ao produtor, sempre privilegiando pela procedência de plantas mais velhas. Frequentemente os blocos ainda descançam por anos a fio no atelier do artesão. Esse descanso chega a 10 anos, como no caso da marca Castello.

Felizmente, ao menos para admirar, não precisamos tirar a carteira do bolso.

Para mais fotos dos dois modelos acima, clique aqui.

Nenhum comentário: