segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Como umedecer tabaco ressecado

Fumo seco.


Você não aguenta mais essa situação? Acabou com os legumes da geladeira e o máximo que conseguiu foi um novo tipo de tabaco aromatizado sabor cenoura? Pois seus problemas acabaram!

Não, não é nenhum Personal Umidificator Tabajara. Brincadeiras a parte, nenhum cachimbeiro gosta do tal tabaco palha. É aquela história, o tabaco ficou seco demais depois de passar muito tempo exposto na loja ou mesmo você abriu e deixou largado mais tempo do que deveria. É suportável, mas tá longe do ideal.

E qual a melhor forma para devolver a umidade ao tabaco ressecado?

Existem inúmeras receitas, rodelas de maçã, cenoura, batata... até agora eu não tinha arriscado nenhuma, pois sempre fiquei desconfiado, e preferia acender o fumo seco mesmo do que arriscar.

Mas então cheguei a uma solução que me parece a ideal, até pela procedência, pois é recomendada pela Mac Baren, uma das grandes marcas na produção de tabacos para cachimbo.

Então, segue abaixo o processo, traduzido da versão original em inglês:

- Abra a lata ou bolsa de tabaco e coloque dentro de um saco plástico.


- Coloque uma chaleira com água para ferver.


- Quando vapor começa formar, segure a abertura da saco plástico sobre o vapor. Assegure-se de que o vapor vai para dentro do saco plástico. 5 segundos de vapor são suficientes.


- Feche o saco plástico, e deixe descansando por mais ou menos 01 hora.


- O tabaco no saco plástico absorverá a umidade.


- Depois de mais ou menos uma hora o tabaco terá recuperado o nível original de umidade.

(Retirado do artigo original de Per Georg Jensen - Mac Baren Tobacco)

Fonte: Mac Baren