quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 13/09/2012

Sou fã de cachimbos no formato Oom Paul, apesar desse tipo de cachimbo geralmente ter o fornilho muito profundo, o que dificulta um pouco as fumadas.

A Ardor faz Oom Pauls que são verdadeiras fortalezas, como o modelo abaixo, um colosso de 245 gramas (!!), que, vamos falar a verdade, é grande demais até para quem prefere cachimbos de grande porte.

Contudo, é muito bonito, e por isso está aqui.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 12/09/2012

Dentre os artesãos que descobri recentemente, gostei do trabalho do sloveno Gregor Lobnik. O Freehand Dublin abaixo é um exemplo.




terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 11/09/2012

Konstantin Shekita é um artesão ucriano dos mais talentosos. Abaixo, um de seus belos trabalhos.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

domingo, 9 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 09/09/2012

Mais um exemplo em Morta, agora em acabamento polido. Obra do artesão brasileiro Eder Mathias, radicado em Antibes, França, que vem desenvolvendo um trabalho artesanal belíssimo.

Apesar de residir no exterior, é o único artesão brasileiro a rivalizar com os estrangeiros atualmente. Quem sabe esse número posso aumentar no futuro.



sábado, 8 de setembro de 2012

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Muita gente foi atraída ao mundo do cachimbo pela obra de J.R.R. Tolkien, sendo ele mesmo, um cachimbeiro convicto.

Ele soube dar ao cachimbo o significado que todos nós compartilhamos, um instrumento que proporciona a paz de espírito e a amizade fraterna entre todos os iniciados.

E este ano, a jornada continua, com o lançamento de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, mais um filme que nos transportará para a Terra Média, na companhia de Gandalf (ainda O Cinzento), Bilbo Bolseiro, e uma tropa de valorosos anões, em busca de Smaug, o dragão.

Antes de chegar ao destino, porém, uma série de aventuras, uma melhor do que a outra, e para contar todas, teremos 3 filmes.


Cachimbo do dia: 08/09/2012

Um Ardor Chubby Squat Rhodezian, com acabamento misto polido/rústico.


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 07/09/2012

Dando sequência ao assunto do cachimbo de ontem, falando do madeira conhecida por morta, esta é uma peça de Trever Talbert.

Como se vê, a madeira originalmente é de uma cor castanha, variando bastante, dependendo da origem. A tonalidade tradicional, negra, é conseguida com tingimento.



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Craig Tarler

Uma nota de pesar nesta semana, com o falecimento do Sr. Craig Tarler aos 82 anos, no dia 04/09, um dos mais importantes blenders que já tivemos.

A cerca de 20 anos, depois de sua aposentadoria, fundou a Cornell & Diehl com o apoio de sua esposa Patty, marca que possui uma variedade enorme de blends próprios, e ainda era responsável pela fabricação dos blends criados por G.L. Pease, além de outros tantos.

Que ele descanse em paz, e que seu legado seja levado adiante.


Cachimbo do dia: 06/09/2012

A utilização de morta, também conhecida por Bog-Wood (madeira fossilizada, que passou milhares de anos submersa em lodo, praticamente sem contato com oxigênio) é uma das contribuições recentes ao mundo do cachimbo.

Não posso opinar sobre o uso de um cachimbo desses, pois infelizmente, ainda não tenho um. Mas imagino que proporcione uma fumada muito boa e pura.

A peça abaixo foi feita por Axel Reichert.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 05/09/2012

Baldo Baldi é um dos grandes artesãos italianos, tem uma sólida reputação estabelecida, e seus cachimbos mais caros são, realmente, caros.

Segue exemplo de um bloco de briar que passou por suas mãos.





terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 04/09/2012

Quando bati o olho nesse Don Carlos, não teve como escolher outro para o dia de hoje.

É uma pena que cachimbos de 4 dígitos são para poucos.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 03/09/2012

O cachimbo de hoje é este belo POT, saído das mãos de Boris Starkov.

Ultimamente tenho postado muito o trabalho dos artesãos russos, mas essa postagem diária foi idealizada de forma a não seguir uma ordem específica, para ser algo espontâneo.



domingo, 2 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 02/09/2012

Dando uma pausa nos artesãos, o cachimbo escolhido para hoje é um Dunhill Collector Cumberland, com acabamento sandblast.



sábado, 1 de setembro de 2012

Cachimbo do dia: 01/09/2012

Um interessante cachimbo de Alex Florov, freehand, com cabo extra-longo.