sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 31/08/2012

Hoje resolvi dar uma de Gollum e apresentar um dos meus preciouussss  : )

O cachimbo é um Il Ceppo, de Franco Rossi, modelo Oom Paul, um dos meus formatos preferidos (se não for o mais), sabe-se lá por que.

O fato é que gosto desse tipo de cachimbo por uma conjunção de fatores, que vão da forma ao conforto, passando pelo acabamento.

Ainda, sobre a peça em exposição, o acabamento é um irretocável sandblast, com ring grain e tudo, numa cor que deixaria com inveja o mais tinto dos vinhos.

Nunca fumado, e assim permanecerá ainda por um bom tempo.



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 30/08/2012

Roman Kovalev, que adotou a marca Doctor´s Pipe para fazer cachimbos, é mais um dos nomes que vieram da Rússia.

Investe forte nos cachimbos fabricados em Strawberry wood, além de briar. Essa madeira tem propriedades  muito semelhantes ao briar, porém fica mais vistosa com acabamento sandblast. Outros artesãos que investem bastante nesse material são Paolo Becker (precursor), e Chris Askwith.

Segue um exemplar feito por Kovalev abaixo.



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 29/08/2012

Jess Chonowitsch, é um experiente artesão dinamarquês, sendo que seu pai, Emil, também foi um importante artesão de cachimbos.

O cachimbo  abaixo é nomeado Smooth Mushroom.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 28/08/2012

Viktor Yashtylov faz cachimbos tradicionais e alguns dos mais exóticos que já vi, sempre com maestria.

O modelo abaixo é denominado Tiger Shark, um desses belos exóticos.


O briar, em estado bruto

Uma amostra do briar em seu estado bruto, como extraído da natureza.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

domingo, 26 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 26/08/2012

Abaixo um exemplo da habilidade de João reis, artesão português.


sábado, 25 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 25/08/2012

Kei Gotoh é um dos artesãos japoneses mais renomados, seus cachimbos são raros... e caros.

Para dar um exemplo de sua arte, segue o modelo abaixo, nomeado Leaf and Moon.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hatfields & McCoys

Hatfields & McCoys, é uma mini-série produzida pelo canal History Channel. Tomei conhecimento dela através de uma postagem no excelente blog do Neill Roan, onde ele chama a atenção para a qualidade da série em geral, e especialmente para a atuação do Kevin Costner, que não só encarna muito bem o papel, mas convence como cachimbeiro de longa data.


O cachimbo dele, por sinal, é bem diferente. Simples, curto e pequeno, parece que ele está fumando direto no cabo, sem uma piteira, de tão próximo ao rosto que o fornilho fica.

Mas enfim, fica a dica da excelente série (que eu ainda não vi), e seguem algumas imagens bacanas onde aparece o referido cachimbo.

Cachimbo do dia: 24/08/2012

Mais um cachimbo de Michael Parks, desta vez um Canadian liso, com um grain fantástico.



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 23/08/2012

 Um Tsuge Ikebana formato Goldfish.

A linha Ikebana, ao contrário dos cachimbos mais baratos da marca, que são feitos a máquina, é inteiramente feita a mão, com design influenciado tanto pela escola dinamarquesa, como pela estética japonesa.


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 22/08/2012

O cachimbo abaixo, um Apple reto, é criação de Konstantin Shekita, artesão ucraniano.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 21/08/2012

Tom Eltang. Esse é o cara. Talvez eu nunca venha a ter um cachimbo dele, mas ao menos ninguém me tira os momentos de maravilhamento obtidos da admiração dos seus trabalhos.

Isso se aplica a diversos outros artesãos, mas é justo dizer que Eltang é um dos que mais gosto. Esse alto contraste que aplica de forma esplêndida ao briar é um dos motivos, a perfeição simétrica é outro, e por aí vai...

O cachimbo abaixo é o mesmo formato apresentado algumas postagens abaixo, mas me esqueci que também é referido como Eskimo, portanto, Eskimo e Saucer são o mesmo formato, podendo o artesão chamar de um ou outro.

Quem for corajoso pode tentar contar os bird eyes  :)




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 20/08/2012

O cachimbo de hoje é uma criação do artesão francês David Enrique, inspirada no Dunhill LC, um shape muito elegante e sinuoso.


domingo, 19 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 19/08/2012

Chris Morgan é um jovem artesão americano. o cachimbo abaixo é um freehand com o conceito reverse calabash no cabo. 


sábado, 18 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 18/08/2012

O formato do cachimbo abaixo é chamado de Saucer. Pelo perfil extremamente baixo, não parece ser muito prático para ser fumado, mas se o briar é bonito, repleto de bird eyes, nada mais justo do que exibi-los. O artesão é o alemão Axel Reichert.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 17/08/2012

Misha Revyagin é um artesão russo de talento consolidado, depois de poucos anos fazendo cachimbos.

Não só talento para executar o que já existe em termos de cachimbos, mas talento para criar coisas novas, como seu formato Bee, e o conceito do, a cada dia mais famoso e reproduzido, efeito Reverse Calabash,  que consiste na criação de uma câmara entre a piteira e o fornilho.

Ambos, o formato e o Calabash Reverso, estão bem representados no modelo abaixo.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Perique de ontem, e de hoje

A medida que meus anos de cachimbeiro foram se acumulando, boa parte da minha fascinação inicial pelo Latakia foi gradualmente migrando para o Perique. Tão ou mais exótico que o Latakia, ele é mais complexo, mais forte (muito mais), e igualmente apaixonante.

Seu processo de fabricação foi adaptado daquele utilizado pelos índios Choctaw e Chickasaw, que fermentavam o tabaco em ocos de árvore, utilizando grandes pedras como peso para auxiliar na fermentação.

O interessante é que os anos vão passando, as décadas se empilhando, e, na essência, o processo se mantém fiel às adaptações feitas sobre o processo indígena, conforme as fotos que posto logo abaixo.

Em 1930...
... e em 2011.

Cachimbo do dia: 16/08/2012

Dando uma chance ao cachimbos mais tradicionais, um belo Rhodesian do artesão Claudio Cavicchi. Tenho vontade de ter um cachimbo dele, mas ainda não foi possível.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 15/08/2012

Trever Talbert é um verdadeiro mago dos cachimbos, suas criações vão do tradicional ao quase bizarro. ou seja, quando a forma, de tão inviável e exótica, quase inviabiliza o uso da peça como cachimbo. Mesmo nesse limite, não se perde aquela constatação, de que há genialidade.

O cachimbo abaixo, um Horn com acabamento misto polido/rústico, não chega a esse extremo, exceto na beleza. Me deixou de queixo caído.

Veja todas as fotos na postagem completa, vale a pena.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 14/08/2012

Hiroyuki Tokutomi é um dos renomados artesãos japoneses que se dedicam ao cachimbo.

Seu estilo tem uma visível influência da escola dinamarquesa, pois foi discípulo da lenda Sixten Ivarsson nos anos 70.

Abaixo temos um belíssimo exemplar de seu trabalho, arrematado por um anel feito de marfim de mastodonte.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Flagrantes do cachimbo

Um cachimbeiro tem que ficar atento, pois vira e mexe, encontra alguma pérola inusitada, daquelas que abre um sorriso de orelha à orelha.

No domingo do dia dos pais, após o almoço, resolvemos dar uma passada no Bosque do Papa, pois na lojinha de lembranças polonesas tem a famosa "sobremesa preferida do Papa", que se chama Kremówka, e que a minha esposa adora.

Então, passando pela exposição permanente instalada nas demais casas, eis que me deparo com a seguinte foto:

Crédito da foto: João Urban / 1981.
Local: Colônia Muricy.
Cachimbeiro: Desconhecido.

Cachimbo do dia: 13/08/2012

Este fim de semana tive a oportunidade de analisar com calma dois belos cachimbos criados pelo artesão americano Brian Ruthemberg, e fiquei impressionado. É um trabalho primoroso, em todos os detalhes.

Assim, aproveitando a oportunidade, posto outro trabalho do mesmo artesão, um belíssimo Ramsés, derrubador de queixos.


domingo, 12 de agosto de 2012

cachimbo do dia: 12/08/2012

Hans Jonny Nielsen, ou, como é mais conhecido, Former, é um artesão com extensa experiência no mundo do cachimbo: são quase 50 anos desde que começou como aprendiz, reparando cachimbos, aos 15 anos.

O belíssimo cachimbo abaixo é um típico Freehand de design que segue a escola dinamarquesa.

Adeus, Giancarlo Guidi

Através de um amigo italiano, recebi uma triste notícia hoje, o falecimento de Giancarlo Guidi na segunda-feira da semana passada. Ele foi, simplesmente, o criador da Ser Jacopo, marca italiana mundialmente conhecida, e distinta das demais por seus cachimbos robustos e muito vistosos.


Sua história com o cachimbo começa em 1972, como o principal fundador da Mastro de Paja. De lá saiu para fundar sua própria marca,  Ser Jacopo dalla Gemma, em 1983, e a conduzia até os dias de hoje.


Pessoalmente, sou um dos fãs dos cachimbos Ser Jacopo, especialmente da série Maxima, cujos cachimbos são classificados em ordem de tamanho crescente a cada adição da palavra Maxima no cabo. Mas a variedade de modelos é grande, contemplando as mais diversas preferencias.

Ainda, conforme me foi informado, o time da Ser Jacopo vai continuar o excelente trabalho desenvolvido por seu fundador. Assim esperamos.

Vá em paz, Giancarlo.

sábado, 11 de agosto de 2012

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 10/08/2012

Teddy Knudsen é uma espécie de ourives do cachimbo, pois as peças que saem de suas mãos podem ser tranquilamente chamadas de jóias, sem exagero. Claro, o preço acompanha.

O cachimbo abaixo, que recebeu o sugestivo e adequado nome de Smooth Mushroom, é um dos mais impressionantes que já vi. Com 147 gramas, ao vivo deve ser ainda mais.

Veja todas as fotos na postagem completa, vale a pena.



Cachimbos figurativos de Alexey Kharlamov

Não sou o maior fã dos cachimbos que imitam ao pé da letra figuras como cabeças, águias, garras, animais (apreciadores dos meerschaum que me desculpem), etc... Sou mais dos formatos clássicos e freehands bem executados.

Mas dando uma passeada pela Ordem do Cachimbo do Facebook, acabei conhecendo o trabalho do artesão russo Alexey Kharlamov, que derrubou meu queixo pelo detalhismo e precisão de alguns cachimbos figurativos. Como esse Bent "duplamente" Bulldog  e um curioso "cachimbo-iguana".

O Bulldog, na cara e ...

... no próprio formato:

A iguana:

Detalhismo fora de série:

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cachimbo do dia: 09/08/2012


Este Ramses é uma interpretação de Peter Heding para o clássico formato criado pelo mítico Bo Nordh.

Claro, a intenção num trabalho desses não é fazer uma cópia, mas que seja tão bem feito que represente a justa homenagem ao criador do original.

Creio que Peter Heding conseguiu.


Cortador de Plug´s

Veja as imagens abaixo, e pense numa utilidade para a ferramenta:

 Fatiador de queijo?

 Matador de frango?

Picador de tempero?

Se for ver pelo lado prático, realmente poderia servir para todas essas atividades, mas o uso específico, lá nos tempos da cerveja barbante, era outro: Cortar flakes dos tabacos em Plug.

Ps.: Não, eu não comprei, mas gostaria.