sexta-feira, 18 de março de 2011

Mafalda

Mafalda, criada pelo argentino Quino, é daqueles personagens que em 3 ou 4 quadros e alguns balões de texto, podem nos deixar com aquela cara de "constatação do óbvio que não ousamos confrontar", ou um sorriso de satisfação pura.

Clique para ampliar.
Acho que essa tira está mais adequada ao Brasil do que à Argentina, pois lá nossos hermanos de pipas estão bem melhor servidos.

Agradecimentos ao confrade Paulo por enviar esta preciosa tirinha.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cachimbo nas estrelas

Além de ser um ávido cachimbeiro, interessado não só pela degustação dos tabacos, mas também pela história do cachimbo e o colecionismo deste, sempre tive uma grande admiração pela astronomia, tendo investido em alguns livros sobre o tema na adolescência, chegando a assinar um jornal dedicado ao assunto na época.
Enfim, o tempo passou, o interesse juvenil pela astronomia não evoluiu para nada mais concreto, mas continuou sendo uma influência e um interesse sempre presente na minha vida.

Faço essa introdução, para dizer que fiquei muito feliz ao descobrir que, afinal, a astronomia está relacionada também ao cachimbo, uma vez que este cede o nome a uma bela nebulosa escura, na constelação Ophiuchus, apropriadamente chamada de Nebulosa do Cachimbo, ou Pipe Nebula:

Clique para ampliar.
Distingue-se perfeitamente a piteira e o fornilho. e me pareceu muito parecido com um Billiard clássico.


Fonte: http://www.astronoo.com/actualites/rioNegro-pt.html