sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Belos cachimbos: Oom Ocean Volcano, por M. Parks

Destaco mais um trabalho magnífico de Michael Parks, artesão canadense que cria peças extraordinárias.
Não contente em esculpir cachimbos perfeitos, abusa na criatividade, pois sempre que possível adiciona elementos diferenciados em suas obras. Como neste magnífico "Volcano Oom Paul", onde conseguiu unir dois formatos bem distintos, o Volcano e o Oom Paul, além de "algo mais".

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tempos que não voltam mais...


Nos dias de hoje, encontrar uma marca de cachimbos do exterior regularmente representada no Brasil é praticamente impossível, mas nem sempre foi assim, já tivemos ao menos uma marca com fornecimento e representação nacional, o que pude comprovar por um acaso, quando caiu em minhas mãos um interessante manual, ou glossário como consta da capa, da Mastercraft Pipes, uma antiga fábrica americana de cachimbos.

A Mastercraft era representada pela Distribuidora de Charutos Suerdieck Ltda., com sede no Rio de Janeiro. Como se vê pelo nome, o foco da Suerdieck eram os charutos, e a distribuidora devia ser um dos braços menores da Fábrica de Charutos Suerdieck, maior fabricante de charutos brasileira, que por mais de 100 anos produziu charutos em Maragojipe e Cruz das Almas, na Bahia, até encerrar definitivamente suas operações no ano 2000.

sábado, 16 de outubro de 2010

Reportagens - O único artesão de cachimbos português











A história do artesão lusitano João Reis é um exemplo, não só para cachimbeiros, mas para qualquer um que tenha um sonho. Mesmo morando num país sem muita tradição na fabricação de cachimbos, foi atrás do aprimoramento necessário, e hoje é um renomado artesão cujas peças custam de 500,00 a 3.000,00 euros.  Neste mês sua história foi destaque no Jornal de Notícias, de Portugal. Segue a íntegra.


O único artesão de cachimbos português

Aos 32 anos é o único artesão português a fazer cachimbos. Não fará outra coisa "enquanto for vivo".


Em 1998, quando ainda criava móveis, um conhecido propôs-lhe fazer um cachimbo, e 12 anos depois, metade dos quais passados na Dinamarca, João Reis é o único artesão profissional português do ofício, chegando a vender 120 peças num ano.


Por não haver profissionais na área em Portugal, foi um autodidacta durante cinco anos, até expor alguns modelos num campeonato mundial de fumadores em Barcelona, onde conheceu o artesão dinamarquês Kai Nielsen. Decidido a aprender com o mestre, João passou um mês no país escandinavo, para onde regressou pouco depois, já que em Portugal não havia o equipamento necessário.