quinta-feira, 27 de maio de 2010

O perigo do politicamente correto

Imperdível a matéria da jornalista Eliane Brum, veiculada em sua coluna do dia 24/05/10, intitulada "Saci sem cachimbo, lobo sem dentes e gente sem pensamento". Trata de um tema delicado, polêmico, e cada vez mais presente no nosso dia a dia, a conversão de conteúdo ao "politicamente correto" em nossa sociedade.

No caso, a matéria foca o universo dos personagens do folclore e dos contos de fadas infantis, com a colaboração do psicanalista Mário Corso como entrevistado.

E como diz o título, o Saci é um dos maiores afetados nessa onda da adaptações do que é considerado ofensivo, feio ou de mal exemplo, pois vem perdendo destaque e características, sendo a mais notável  vejam só , o seu inseparável cachimbo. A associação negativa da imagem do cachimbo é mais em função do uso do arremedo chamado "cachimbo de crack" do que com nosso tradicional companheiro fumacento, embora ele também esteja na lista negra, por conta da associação com o tabagismo, e, por conseqüência, com o cigarro, o que é um equívoco.

Infelizmente esse movimento é global, não se restringindo apenas ao Brasil, e o rumo também é o mesmo, à uma sociedade pasteurizada, onde a exclusão de temas polêmicos é só o começo.

O cenário futuro que se desenha, caso essa tendência evolua e se estabeleça, é de um mundo no mínimo chato, sem contraste e diferenças, podendo evoluir também para uma sociedade opressora e totalitária, num cenário mais sinistro. Não concordar já é alguma coisa, então discordemos, sempre que possível.

Leia a matéria neste link.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Borkum Riff investindo forte nos tabacos puros

A Borkum Riff sempre foi uma marca relevante no mundo do cachimbo, como grande fabricante de tabacos que é.

Entretanto  ao menos no Brasil – , seu nome sempre esteve vinculado a tabacos medianos, geralmente aromatizados, deixando de lado os apreciadores de tabacos puros.

Felizmente, baseado nas próprias palavras da firma, isso está mudando. E a mudança começou a não muito tempo atrás, quando, sem muito alarde, surgiu um novo blend da Borkum Riff, focado exclusivamente em tabacos puros, sob o nome "Genuine", num blend composto de virgínias e burley.

Este tabaco acabou aportando inclusive no Brasil, o que é digno de surpresa, em função das diversas restrições existentes ao lançamento de novos tabacos por aqui. Na verdade, nos últimos tempos tínhamos mais marcas e blends deixando de serem distribuídos aqui do que novidades sendo lançadas.

Pois bem. Após o sucesso do lançamento anterior, num segundo movimento, a firma lança um novo blend de puros, sob o nome "Classic", que conforme já adiantado por um confrade cachimbeiro, é excelente. O blend é composto de virgínias e orientais, o que é um ótimo sinal, já que o anterior (Genuine) leva virgínias e burley, o que o deixa um pouco "quadrado" demais.

Leia o release completo do fabricante clicando no link mais abaixo.

Agradecimentos ao confrade Luis pela notícia na CAC.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Belos cachimbos: Formatos curiosos - 2

Dando seqüência à postagem de ontem, o artesão não esqueceu das mulheres, e fez também a versão "sapato-feminino", que ficou igualmente muito bem executada.
Clique nas imagens para ver em detalhes.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Belos cachimbos: Formatos curiosos - 1

Não escondo minha preferência por cachimbos de formato tradicional, especialmente curvos. Porém, quando vejo uma peça num formato diferente e bem executada, tenho que dar o braço a torcer e concordar que ficou interessante. É o caso deste... "sapato-cachimbo".
Clique nas imagens para ver em detalhes.