sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Formatos: O Vulcano

Dentre os modelos listados em uma tabela de formatos (ou shapes) clássicos de cachimbos, um muito curioso e também muito bonito, é o chamado Vulcano, ou Volcano. Até onde tenho conhecimento, também é o único inspirado no que se pode chamar de acidente geográfico.

As vezes discreto, outras vezes chamativo, é raro achar alguém que não o admire. É um dos formatos preferidos pelos artesãos, pois permite destacar tanto as características do briar (bird eyes e o grain) como o design. Dependendo da habilidade do artesão, podem sair verdadeiras obras de arte, como o modelo abaixo, do artesão alemão Frank Axmacher.Gosto muito do modelo acima pois ele realmente puxa para o design de um vulcão, com sua base alargada, e uma curva suave até a borda do topo do fornilho. O acabamento Sandblast não poderia ser mais apropriado, pois transmite com fidelidade o relevo do que se pretende representar.

Um modelo com acabamento liso também cai muito bem, como este, de Kent Rasmussen:

Porém, um cachimbo deste nível é para poucos. Seu valor pode inclusive ser muito superior a uma coleção de bons cachimbos, e isso se justifica, pois além do tempo gasto na criação da peça, um briar de qualidade excepcional é necessário.

Isso exige que o artesão selecione a dedo os blocos diretamente junto ao produtor, sempre privilegiando pela procedência de plantas mais velhas. Frequentemente os blocos ainda descançam por anos a fio no atelier do artesão. Esse descanso chega a 10 anos, como no caso da marca Castello.

Felizmente, ao menos para admirar, não precisamos tirar a carteira do bolso.

Para mais fotos dos dois modelos acima, clique aqui.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A cor tem efeito sobre o sabor e a força de um tabaco?


"Ao contrário do senso comum, não, pelo menos não sempre. O Black Cavendish é negro e ainda assim muito leve, da mesma cor é o Latakia (que na verdade é erroneamente chamado de tabaco forte). O Virgínia castanho claro é frequentemente muito mais forte do que Latakia, por exemplo.
No entanto, dentro do mesmo tipo de tabaco, digamos Virgínia, geralmente um tabaco de cor mais clara é mais suave do que um mais escuro. A força de um tabaco geralmente é determinada pelo tempo de fermentação, mas principalmente pelo tipo de folha em si."

Fonte: LEPIPE

A propósito do texto acima, realmente se confunde muito o sabor marcante e forte aroma do Latakia como sendo caractística de um tabaco forte, porém quem já o fumou puro sabe que não é um tabaco de dar tonturas, ao contrário, por exemplo, do velho (e não tão bom) Bulldog brasileiro. Esse sim, forte.

IPSD - International Pipe-Smoking Day

Caros confrades,
O dia 20 destes mês passou e acabei não registrando aqui esta data muito especial para todo cachimbeiro.
Trata-se do Dia Internacional do Fumador de Cachimbo, ou IPSD - International Pipe-Smoking Day.

Deixo aqui a tradução da filosofia do movimento:

"O ambiente agitado de hoje em dia praticamente nos obriga a correr em plena eficiência, ter total envolvimento com nosso trabalho, nossas famílias e todos os aspectos do que fazemos para sobreviver e alcançar neste mundo em alta velocidade. Com as constantes mudanças de valores, a intenção é que o Dia Internacional do Cachimbo permita a nós, Irmãos e Irmãs do Briar, dar um passo atrás e apreciar nosso rico valor histórico. Para os fumadores de cachimbo este será o emblemático dia dos nossos valores partilhados, história, tradições e aspirações."

E como diz o lema, "Levante seu cachimbo nesta data, em amizade e celebração!"


Fonte: IPSD

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Caro Confrade

Caro Confrade cachimbeiro que visita sempre que possível este humilde blog, peço um momento de sua atenção.

Puxe uma cadeira para um dedo de prosa, acompanhado de boas baforadas em nossos melhores cachimbos.

Primeiramente, quero informá-lo que, a despeito da pouca atividade no blog, tenho atualizado com certa frequência o album de fotos, incluindo cachimbos novos, acessórios e tabacos. O álbum pode ser acessado no seguinte endereço:

http://picasaweb.google.com.br/docachimbo

Em relação ao blog, a princípio este era um espaço que servia para escrever a respeito de minhas experiências no mundo do cachimbo, passando gradualmente também a servir como vitrine para cachimbos e tabacos que comecei a comercializar de modo informal, já que se tratavam de peças em pequena quantidade, não justificando a criação de um website dedicado exclusivamente à venda.

Com o tempo, tentando deixar o espaço mais ordenado, já que postagens de textos e de cachimbos se intercalavam, resolvi retirar os textos publicados, salvando-os num blog a parte, que seria dedicado somente à textos e novidades sobre cachimbos.

O blog paralelo existe, mas nunca o divulguei pois não tenho postado com a frequência que gostaria.

Pois bem, sabendo de minha situação, gostaria de saber a sua opinião a respeito de um nova mudança, que envolveria a publicação dos anúncios de cachimbos e afins somente no álbum de fotos, voltando o blog a ser um espaço mais focado em textos de interesse cachimbístico. Acredito que seria uma mudança positiva, mas é somente a minha opinião, e gostaria muito de saber a sua.

Escreva um e-mail para docachimbo@gmail.com , continuando nossa prosa.

Forte abraço,

M. Drabecki



25/02/2010 - Atualização: Agradeço a todos os confrades que me deram suas sinceras opiniões, me fazendo ter a certeza de estar no caminho certo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Novidades & atualizações

Exibição do álbum dos cachimbos disponíveis.

Prezados confrades, a exposição dos cachimbos e demais itens à venda passou a ser feita exclusivamente no álbum de fotos, para acessá-lo basta clicar neste link.

Após clicar em um dos itens, aparecerão as outras fotos do modelo, e no lado direito da tela, a descrição, medidas e valor.

Qualquer alteração, publicarei nesta postagem.