domingo, 26 de agosto de 2007

Livro: O Cachimbo



O mercado literário brasileiro é bastante reduzido em livros que tratem de nosso velho amigo fumacento, assim, ao ver esse lançamento, não posso deixar de fazer uma nota de divulgação.

O Cachimbo - Ontem , Hoje e Amanhã, de autoria de Ferdinando Lombardo, traz, segundo a sinopse, "A história milenar do cachimbo, suas relações com a espiritualidade e a religião dos povos nativos das Américas, seu influxo sobre a vida privada, a arte e a cultura ocidental. Cachimbos antigos e modernos. A arte no cachimbo e o cachimbo na arte. Cachimbo e saúde. Cachimbo e alma."
Disponível para venda aqui.

Fonte: Livraria Saraiva.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Crônicas cachimbescas: Parte 01 - O início




















Já se vão alguns anos do meu início no mundo do cachimbo. Poucos, se comparado a muitos dos confrades que conheço, com seus 30 ou mais anos cachimbando. Na verdade, perto deles, minha estrada está só começando, mas é bom saber que ainda há tanto para descobrir.

Há cerca de uns 3 anos atrás, o cachimbo apareceu meio que por acaso, sem eu o ter procurado. Na faculdade em mais um daqueles sofridos términos de período, também começou uma tradição entre eu e um grupo de bons amigos, a comemoração do fim de mais uma etapa do curso. Na segunda vez que essa comemoração ocorreu, um destes meus amigos trouxe um cachimbo. Por que ele trouxe, até hoje não perguntei, mas gosto de pensar que tenha a ver com o simbolismo de instrumento da paz e da amizade que o cachimbo tem.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

À que veio?















Este blog é a resposta a um vontade que eu tinha, de ter um espaço onde pudesse escrever, publicar artigos, compartilhar informações, enfim, divulgar e trocar informações sobre o mundo do cachimbo, sem esquecer dos bons tabacos, e o que mais tiver relação com este mundo particular e único, do qual a cada dia que passa descubro um pouco mais.

Seja bem vindo.